Para cada vaga de emprego, os recrutadores têm que gerenciar um número considerável de candidaturas. O risco é perder competências durante a análise e descartar perfis em consonância com a pesquisa.

O que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial é um conceito que às vezes não conseguimos compreender totalmente, mas, mesmo que não o percebamos, está inconscientemente presente na nossa vida diária há alguns anos.

Exemplos de IA

O despertador, o smartwatch, Alexa, o navegador, Spotify, Google translate, redes sociais, Netflix, etc.

A IA é uma ajuda, um suporte para o homem, mas não o substitui. Isso nos permite reduzir o estresse da sobrecarga de informações e, assim, estar mais focados nas atividades essenciais.

Podemos definir Inteligência Artificial como a capacidade da máquina de processar informações e fornecer respostas de forma semelhante ao que um ser humano faria. Uma função extremamente útil principalmente nos dias de hoje, quando vivemos num mundo hiper conectado e submerso por dados: 90% dos dados digitais que possuímos globalmente foram gerados nos últimos 2 anos!

Mesmo no mundo dos recursos humanos, a IA pode se tornar um recurso.

Nos últimos anos os canais de coleta de informações aumentaram (currículos, informações de perfis sociais, inscrições a anúncios, entrevistas realizadas, testes de avaliação, currículos de vídeo, etc.) e com eles também os dados coletados sobre os candidatos aumentaram em volume, variedade e rapidez.

Nesse campo, a IA pode ajudar os gerentes de RH e recrutadores a aprimorar e interpretar os dados coletados, fornecendo uma fotografia em 360 ° do candidato.
Algumas empresas já estão aproveitando: 36% das empresas em todo o mundo acham que a IA é a maior mudança no processo de contratação (fonte: Deloitte report: Global Human Capital Trends)

Nos próximos anos, a Inteligência Artificial será cada vez mais utilizada e aceita no campo do recrutamento, graças às novas gerações (Gen Y e Z) que estão acostumadas a interagir com as máquinas. Nos próximos 5 anos, 75% dos trabalhadores pertencerão à Geração Y, os Millennials.