Equipas talentosas fazem organizações de sucesso. Indivíduos talentosos são atraídos por organizações que atualizam e melhoram continuamente os seus processos de aquisição de talento e constroem uma estratégia de aquisição de talento de sucesso. A acumulação de talento pode criar uma cultura de alto desempenho e focada nos objetivos. Como construir uma estratégia de aquisição de talento? Quais são os passos dum processo de aquisição de talento?

Como construir uma estratégia de aquisição de talento

Contratar e reter os melhores talentos requer mais do que apenas uma estratégia de recrutamento. De facto, o recrutamento permite preencher as vagas dentro dos departamentos da empresa. Pelo contrário, “Aquisição de talento£ significa considerar como uma empresa vai expandir-se a longo prazo e encontrar os colaboradores certos, os melhores talentos para o futuro. Uma estratégia de aquisição de talento para encontrar especialistas ou futuros líderes da organização é impulsionada por uma equipa de aquisição de talento.

De acordo com a Deloitte, o ciclo de vida de aquisição de talento é uma combinação de estratégias de recrutamento e aquisição de talento divididas nestas fases: pesquisa e candidatura, que permitem alcançar talentos de topo e atraí-lo, triagem ou avaliação de talento de topo através do uso de ferramentas de RH eficazes, contratação e onboarding. O onboarding é o passo final e o mais relevante para reter os colaboradores. Não menos importante, usar tecnologias de aquisição de talento eficazes ajuda na aquisição de talento e impulsiona a vantagem competitiva.

Modelo de estratégia de aquisição de talento: como é um bom plano estratégico de aquisição de talento

1. Investir na marca empregadora: tornar a organização atrativa

Os candidatos interagem com a marca antes de se candidatarem a vagas. Uma grande parte da atração de talentos de topo resume-se à consciencialização da marca e à marca empregadora. A marca empregadora visa especificamente as potenciais contratações e é uma abordagem de comunicação concebida para manter os empregados de alto desempenho.

É extremamente importante construir a identidade da empresa e investir na marca empregadora. Quando olham para uma empresa e visitam um site corporativo, os candidatos têm dúvidas como: “qual é o ambiente de trabalho?”, “há potencial de crescimento?”. Para construir a sua identidade de marca e, consequentemente, uma boa estratégia de aquisição de talentos, a prioridade número um deve ser entregar uma página de carreira não só para apresentar as vagas de emprego, mas também para dar aos candidatos o conteúdo de que necessitam para uma decisão informada. De facto, de acordo com um inquérito global, 64% dos candidatos a emprego entrevistados concordam que uma página de carreira rica no site de um empregador é um recurso valioso quando se procura um emprego e um lugar para trabalhar.

È importante contar a história, os valores e a missão da empresa e por que uma pessoa deveria candidatar-se; Manter o site corporativo e a página da carreira atualizados, publicando imagens e vídeos da equipa no trabalho; mostrar a marca empregadora através das redes sociais, incentivando os colaboradores a interagirem com a organização nas suas plataformas; usar as responsabilidades sociais corporativas para atrair candidatos semelhantes que serão apaixonados por trabalhar para a organização; promover a diversidade cultural. Tudo isto permite refletir um ambiente de trabalho positivo e em expansão e é uma solução eficaz na aquisição de talento.

2. Aproveitar a tecnologia de aquisição de talento certa: software de recrutamento de talento e CRM para aquisição de talento

Quando se trata de recrutar e reter talentos de topo, utilizar ferramentas de RH baseadas em IA como JobArch, o software de recrutamento de talentos e CRM para aquisição de talento da Arca24, já não é opcional. Desde o fornecimento de talento e recrutamento, até à gestão de relacionamentos de candidatos, esta tecnologia está preparada para ajudar as organizações a encontrar candidatos de qualidade e melhorar a retenção através duma experiência de candidato melhorada.

A experiência de recrutamento é importante. É importante afinar o processo de recrutamento e certificar-se de que a experiência do candidato seja agradável. Se não, é provável que percam grande talento. Hoje em dia, o talento que fornece as melhores práticas começa com os Sistemas de Rastreio de Candidatos.

Software de recrutamento de talentos e sistemas de CRM, especialmente aqueles baseados em inteligência artificial e nas compatibilidade entre candidato- vaga como JobArch (LINK A HOME JOBARCH), fornecem aos recrutadores e empresas de recrutamento páginas de carreira fáceis de usar, canalizando todos os candidatos numa única ferramenta e automatizando as seguintes tarefas de baixo valor acrescentado e repetitivas: triagem, multipostagem de emprego, rastreio de feedback e agendamento de entrevistas. Esta tecnologia permite-lhes centralizar todos os seus processos fundamentais, dedicando-se ao “lado humano” do recrutamento e reduzindo o tempo de contratação. Além disso, os ATS também trabalham na correspondência de candidatos passivos que já existiam nas bases de dados das organizações e evitam qualquer custo adicional de recrutamento externo.

Aproveitando a tecnologia de contratação e aquisição de talento certa, os profissionais de RH podem remodelar a jornada de aquisição de talento, construir um grande conjunto de talentos com antecedência, melhorar a qualidade das decisões e impulsionar o envolvimento dos candidatos.

3. Oferecer um programa de onboarding para retenção de talentos

Collaboradores felizes traduzem-se numa melhor retenção de empregados. Os candidatos qualificados estão à procura de mais do que apenas um emprego. Um inquérito refere que 62% das pessoas da geração X e 43% dos millennials se veem trabalhar para o próprio atual empregador por cinco ou mais anos. Para ganhar essa lealdade, a organização precisa de encontrar candidatos adequados para o seu ambiente e se sintam envolvidos no trabalho.

A melhor estratégia de aquisição de talento começa com a análise e avaliação minuciosas dos recursos da empresa, bem como das necessidades a longo prazo da empresa. Por um lado, a equipa de aquisição dos Talentos devem certificar-se de que as atuais funções de RH estão bem alinhadas com os objetivos do negócio, trabalhando com a administração para antecipar as necessidades do negócio e, em seguida, estratégias sobre como apoiar o crescimento da empresa. Por outro lado, devem trabalhar na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional que estimulem os colaboradores, bem como sessões de coaching para desbloquear o potencial.

Naturalmente, planejar estratégias de benefícios e compensação, e facilitar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida são modelos de estratégia de aquisição de talento.