gestão de talentos de RH na era da digitalização

Talent acquisition | 1 Julho 2022

Perguntamos a Giovanna Benedettelli – FuturingYOU, HR Business Advisory.

“Comecei a trabalhar na área de recursos humanos há mais de 25 anos, quando estávamos apenas no início da utilização de sistemas de informação.
Hoje o meu trabalho mudou radicalmente, muito facilitado e ao mesmo tempo acelerado pela tecnologia.”


employer branding

Definida a EVP (Employee Value Proposition), ajudo o cliente a construir e / ou otimizar o site da empresa, divulgando-o nos canais sociais mais adequados. A pandemia ensinou-nos a importância de poder comunicar à distância, transmitindo informações detalhadas e sobretudo verdadeiras relativas ao contexto profissional. Entrevistas divulgadas por colaboradores, vídeos que contam a realidade da empresa, que ilustram o processo de seleção … são extremamente eficazes.

É essencial incluir uma seção “trabalhe conosco” no site vinculada a um banco de dados de recrutamento (e não a uma simples caixa de correio, como costuma acontecer em muitos contextos profissionais).


seleção

Utilizando ATS (Application Tracking Systems) dotados de inteligência artificial, as empresas conseguem agilizar e otimizar os processos de recrutamento. Entrevistas em vídeo, testes de psico-aptidão e de línguas são apenas algumas das ferramentas que gostaria de propor com convicção para simplificar e otimizar o processo de seleção.


contratação e integração

Para mim, a inovação pode e deve apoiar empresas e candidatos mesmo na delicada fase de entrada na empresa.
Como? Sistemas de informação avançados permitem que você

  • prepare automaticamente as cartas de emprego
  • recolha toda a documentação do novo funcionário em formato digital (certificados de formação, certificados de trabalho …)
  • prepare uma agenda virtual que possa ser compartilhada com o novo colaborador e com os vários colegas que o receberão para facilitar a sua integração na empresa.


gestão de talentos – gestão de desempenho – treinamento

Ainda na área de formação, gestão e avaliação de pessoal, hoje a digitalização desempenha um papel importante.
A inclusão, em sistema automatizado e ao mesmo tempo integrado, dos objetivos da empresa definidos para os colaboradores, das avaliações de desempenho, dos cursos de formação, facilita o acompanhamento do desempenho de cada recurso e permite que as alterações dos caminhos desenhados sejam feitas em tempo útil.

Além disso, no final do ano, é possível detetar automaticamente quaisquer promoções, reajustes salariais, novos cursos de formação, com vista a incentivar o crescimento de cada pessoa.
Graças a essas ferramentas “ágeis”, é possível criar “dashboards digitais” com os organogramas da empresa para otimizar a gestão dos planos de sucessão.

Por fim, os sistemas inovadores de RH também podem ter integrado o módulo relativo ao processamento de salários.


comunicação interna

A criação duma Intranet empresarial promove a comunicação, fazendo com que os colaboradores participem na vida da empresa e reforçando o seu sentimento de pertença.

A inovação nesta área permite partilhar a estratégia e iniciativas da organização, publicar testemunhos, contar histórias de sucesso, comunicar novas oportunidades profissionais, participar em projetos especiais e muito mais.

É evidente que ter um ATS modular, capaz de abranger todas as áreas dos recursos humanos, representa hoje algo essencial, com retornos positivos importantes e mensuráveis, não só para uma otimização de custos e tempos, mas também e sobretudo ao nível da “Consciência de marca “e” engajamento dos funcionários “.

últimas notícias

categorias

o que é o Jobarch

JobArch é um software de recrutamento para PMEs e pequenas empresas de trabalho temporário. Oferece uma página de carreira personalizada, multiposting nos melhores portais de empregos, ATS com pré-seleção automática e uma base de dados de currículos.

por que o Jobarch

– um mês de teste grátis
– planos flexíveis e pacotes sob medida
– tecnologias avançadas
– mais de 4000 recrutadores já nos escolheram

artigos relacionados

inteligência artificial a serviço da aquisição de talentos

inteligência artificial a serviço da aquisição de talentos inteligência artificial | 15 Novembro 2022 Para cada vaga de emprego, os recrutadores têm que gerenciar um número considerável de candidaturas. O risco é perder competências durante a análise e descartar perfis

gestão de talentos de RH na era da digitalização

gestão de talentos de RH na era da digitalização Talent acquisition | 1 Julho 2022 Perguntamos a Giovanna Benedettelli – FuturingYOU, HR Business Advisory."Comecei a trabalhar na área de recursos humanos há mais de 25 anos, quando estávamos apenas no

O que è um Applicant Tracking System?

o que è um Applicant Tracking System? applicant tracking system | 20 agosto 2022 O ATS (Applicant Tracking System) é uma válida ferramenta de suporte nas fases do recrutamento e seleção, assim como nas atividades que os recrutadores desenrolam cotidianamente.