Para cada vaga de emprego, os recrutadores têm que gerenciar um número considerável de candidaturas. O risco é perder competências durante a análise e descartar perfis em consonância com a pesquisa.

A solução? JobArch: ferramentas de busca semântica

No Applicant Tracking System, a tecnologia de correspondência de competências JobArch permite ler e catalogar currículos e ofertas de emprego, compreender seu significado e ordenar os resultados de forma automática.

Esta tecnologia analisa indistintamente todos os perfis por meio do screening de CV, tirando e elaborando informações especificas relativas às experiências professionais e às competências adquiridas pelos candidatos.
Dessa forma, mesmo se os títulos profissionais utilizados em fase de apresentação não corresponderem de forma unívoca com os cargos procurados, a ferramenta semântica conseguirá estabelecer uma correspondência entre as competências do recurso e as caraterísticas procuradas pela empresa, otimizando o processo de seleção e oferecendo aos clientes uma importante vantagem quer em termos de quantidade (reduzindo o fluxo de operações em fase de análise do candidato), quer de qualidade.

Como funciona?

A ferramenta não efetua uma simples pesquisa por palavra-chave, pois realiza uma análise lógica, identificando relações semânticas ou possíveis ligações entre palavras e tirando conceitos.
Depois da publicação duma oferta de emprego, o leitor semântico atribui etiquetas profissionais com as tarefas que o perfil pesquisado tem que desenvolver.
Em seguida, os candidatos são ordenados em base com as etiquetas profissionais lidas em seus currículos, confrontados com a oferta de emprego.
O sistema revela a compatibilidade do candidato com a oferta de emprego, já visível na antevisão do perfil.

Graças ao apoio da sistema de inteligência artificial e da Machine Learning, a equipa JobArch consegue melhorar e consolidar a tecnologia subjacente à ferramenta semântica, garantindo uma correspondência mais precisa entre candidatos e ofertas de emprego. Além disso, permite à tecnologia processar uma vasta quantidade de dados em tempo real melhorando a qualidade das candidaturas.