AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ONLINE

Teste no Microsoft
Office, Contabilidade
e Escrituração

Avalia as competências profissionais e
empresariais de candidatos e empregados

INICIE O SEU TESTE GRATUITO DE 21 DIAS

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ONLINE

Teste no Microsoft
Office, Contabilidade
e Escrituração

Avalia as competências profissionais e empresariais de candidatos e empregados

INICIE O SEU TESTE GRATUITO DE 21 DIAS

O que são testes Specialist

TESTE DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Todos os testes foram realizados por professores universitários e peritos do assunto quem, além de ensinar, atuam desde anos em seus âmbitos de conhecimento.

Então, os testes têm uma forma tipicamente prática e têm o alvo de verificar as efetivas competências dos candidatos no contexto profissional.

Há 2 categorias diferentes de testes disponíveis no catálogo:

  • Office (1 TESTE = 2 CRÉDITOS)
  • Contabilidade (1 TESTE = 3 CRÉDITOS)

Office

TESTES PARA AVALIAR AS COMPETÊNCIAS INFORMÁTICAS BÁSICAS

Os testes, estruturados em três níveis: BASE – INTERMÉDIO – AVANÇADO, verificam as competências do candidato no utilizo cotidiano dos seguintes programas: Word, Excel, PowerPoint, Internet e Correio Eletrônico.

1 TESTE = 2 CRÉDITOS

INICIE O SEU TESTE GRATUITO DE 21 DIAS

Procedimento de teste

O candidato disponibiliza de 45 minutos para responder a 48 perguntas de dificuldade incremental: se responde corretamente, o candidato vai receber inquéritos mais difíceis.

Cada assunto (Word, Excel, ecc.) inclui um banco de dados de 30/40 perguntas em cada nível, por um total de quase 600 perguntas. Isso

permite elaborar teste únicos e quase irrepetíveis.

O recrutador, ao término do teste, recebe um e-mail com o resultado do candidato por cada competência (Word, Excel, PowerPoint, Internet e Correio Eletrônico) e a descrição das tarefas que o candidato consegue cumprir.

Em seguida os detalhes de cada nível:

Consegue ligar e apagar um computador e utilizar de forma eficaz os ícones e as janelas no desktop. Reconhece os diferentes sistemas operativos. Consegue criar um arquivo simples e imprimi-lo. Sabe quais são os conceitos principais do gerenciamento dos arquivos e consegue ordenar eficientemente arquivos e pastas. Compreende os conceitos de armazenamento e utiliza software para comprimir e extrair os arquivos de grande tamanho. Conhece o conceito de rede, as formas de conexão e consegue se conectar a uma rede física ou wireless. Conhece os conceitos de base sobre a segurança informática e compreende a importância de proteger os dados e os dispositivos de malware. Consegue proteger dados por meio de backup. Conhece os conceitos de base da navegação web e da segurança online. Reconhece diferentes browser web e administra as configurações do browser, os favoritos e os resultados das pesquisas web. Procura eficazmente as informações online. Consegue enviar/ receber e-mails, administrar as configurações do correio eletrônico e organizar e procurar e-mail. Conhece e compreende os aspetos relativos ao Green IT, acessibilidade e saúde dos usuários.
DOCUMENTOS TEXTUAIS

Consegue utilizar um programa de elaboração textos para cumprir as atividades cotidianas do escritório: abrir/ criar documentos de pequeno tamanho, editar e salvar em diferentes formados. Sabe individuar as melhores modalidades de formatação, adicionar tabelas, imagens e objetos gráficos. Consegue escolher as configurações de página do arquivo e preparar os documentos para as operações de impressão em série. Controla e corrige os erros ortográficos antes da impressão final.

FOLHAS DE CÁLCULO

Sabe abrir/ criar folhas eletrônicas de cálculo, editar e salvar em diferentes formatos. Consegue adicionar dados nas celas e utilizar as melhores modalidades para a criação de listas. Sabe selecionar, ordenar, copiar, mover e cancelar dados. Edita linhas e colunas. Consegue copiar, mover, cancelar, renomear folhas de trabalho. Consegue criar fórmulas matemáticas e logicas utilizando as funções da folha eletrônica e reconhece erros nas fórmulas. Consegue escolher, criar e formatar gráficos para comunicar informações de forma clara e precisa. Consegue estabelecer as configurações de página, controlar e corrigir os conteúdos da folha antes da impressão.

APRESENTAÇÕES

Consegue trabalhar com apresentações e salva-las em formados diferentes. Compreende as diferentes vistas de apresentação e sabe quando as utilizar corretamente. Consegue escolher entre diferentes layouts dos slides e dos desenhos e consegue adicionar, editar e formatar o texto das apresentações. Reconhece as formas corretas de nomear univocamente os slides. Escolhe, cria e formata gráficos para comunicar informações de forma clara e precisa. Consegue adicionar, editar e gerenciar imagens, objetos e desenhos. Consegue aplicar animações e transições. Controla e corrige o contudo da apresentação ates da impressão final ou do inicio da apresentação.

ATIVIDADES ONLINE

Compreende os conceitos básicos da atividade online e do cloud computing. Consegue configurar uma conta para aceder ao cloud storage e utiliza calendários online para gerenciar e planejar as diferentes atividades. Planifica e organiza reuniões online e utiliza ambientes de educação a distância. Compreende os conceitos chave da tecnologia mobile e utiliza funções como e-mail, aplicações e sincronização de dados e mensagens.

DOCUMENTOS TEXTUAIS

Consegue aplicar formatações avançadas a textos, parágrafos, colunas e tabelas e manter um formado coerente utilizando estilos de caráter e parágrafo. Trabalha com funções de referimento como notas de rodapé ou de fim documento e legendas. Gerencia citações e bibliografia utilizando o estilo certo. Consegue criar sumários, índices, e referências cruzadas. Melhora a produtividade utilizando campos, módulos e modelos. Consegue aplicar técnicas avançadas de impressão em série e operar com funções de automação como as macros. Utiliza funções de ligação e incorporação para integrar dados e colabora para criar e rever documentos localmente ou online. Consegue aplicar funções de segurança aos documentos. Consegue trabalhar com marcas d’água, secções, cabeçalhos e notas de rodapé. Utiliza o dicionário dos sinônimos e administra autonomamente as configurações da ferramenta do controle ortográfico.

FOLHAS DE CÁLCULO

Consegue aplicar opções de formatação avançadas como formatação condicional e formatação numérica personalizada, além de gerenciar folhas de trabalho. Utiliza funções associadas a operações logicas, estatísticas, financiarias e matemáticas. Consegue criar gráficos e aplicar formatações avançadas. Consegue trabalhar com tabelas e elencos para analisar, filtrar e ordenar dados. Consegue criar e utilizar cenários e validar e controlar dados das folhas eletrônicas. Consegue criar, editar, atualizar e filtrar as tabelas pivot/ datapilot. Melhora a produtividade trabalhando com intervalos de celas dominantes e macro. Utiliza funções de ligação, incorporação e importação para integrar dados. Sabe confrontar e unir folhas eletrônicas e aplicar funções de seguridade.

APRESENTAÇÕES

Consegue criar e editar modelos e temas e trabalhar com layout dos slides. Consegue melhorar uma apresentação utilizando desenhos disponíveis e as ferramentas para imagens. Utiliza o texto alternativo para a acessibilidade. Consegue aplicar caraterísticas de formatação avançada para gráficos, criar e editar diagramas. Consegue adicionar elementos áudio e vídeo, criar gravações áudio e vídeo, aplicar todas as animações disponíveis. Utiliza funções de ligação, incorporação, importação e exportação para integrar dados. Gerencia a função “senha” para proteger uma apresentação. Trabalha com apresentações personalizadas e consegue configurar a modalidade de projeção. Utiliza a visualização Apresentador e consegue controlar uma apresentação.

Contabilidade

TESTES PARA AVALIAR AS COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTABILÍSTICAS

O teste de contabilidade é dividido em 2 macro áreas: a primeira inclui uma serie de inquéritos sobre as normas internacionais de contabilidade, em base com a IFRS (International Finance Reporting Standards). A segunda macro área inclui inquéritos de contabilidade específicos por pais (p.ex. Itália, Suíça, Reino Unido, …) que o recrutador deve selecionar antes de enviar o teste ao candidato.

1 TESTE = 3 CRÉDITOS

INICIE O SEU TESTE GRATUITO DE 21 DIAS

Procedimento de teste

Ele tem 45 minutos para responder a 48 perguntas de dificuldade incremental. Ao término do teste, o recrutador recebe uma mail com o nível

de competência do candidato (BÁSICO – PRÉ-INTERMEDIO – INTERMÉDIO – AVANÇADO) juntamente à descrição das competências possuídas.

Em seguida os detalhes de cada nível:

Nível básico: Contabilidade Geral

Compreende os processos organizativos corporativos para definir os parâmetros de funcionamento e atualização do sistema de contabilidade geral. Sabe propor a arquitetura lógica e estrutural do sistema contábil, coerente com a tipologia produtiva da empresa e as normas vigentes nacionais e europeias.

Sabe identificar e definir instruções e procedimentos operativos para a contabilidade das transações. Conhece os principais software de contabilidade e contabilidade integrada e consegue avaliar as suas caraterísticas e potencialidades para a contabilidade da relação com fornecedores e professionais, sejam internos ou externos.

Conhece as caraterísticas dos sistemas-subsistemas contáveis corporativos e as principais referências legislativas e normativas civis e fiscais no campo da contabilidade corporativa. Conhece os princípios comuns e os aspetos aplicativos da legislação vigente no âmbito da segurança no trabalho: regras e modalidades de comportamento (gerais e especificas).

Nível pré-intermedio: gerenciamento do processo administrativo-contábil

Sabe adotar a modalidade de planejamento e programação das atividades administrativas- contábeis, individuando as funções relativas e seus prazos. Sabe aplicar técnicas de contabilidade geral, por exemplo, partidas dobradas, plano de contas, ecc e de contabilidade analítica.

Sabe avaliar o utilizo, o funcionamento e as necessidades de personalização dos procedimentos informatizados para o gerenciamento de dados contáveis. Sabe identificar as modalidades operativas em relações com terceiros, relativamente à faturação, pagamentos, rendimentos, em base com os procedimentos corporativos.

Nível intermédio: tratamento das operações fiscais e de seguro social

Sabe compreender a normativa fiscal, por exemplo a regulamentação IVA, a determinação de rendimentos tributáveis, e de seguro social.

Sabe aplicar técnicas, ferramentas e procedurais para o cálculo das retribuições e dos contributos fiscais e de seguro social. Consegue aplicar as especificações de elisão fiscal e de seguro social indicadas pelos consultores fiscais e legais compatíveis com a disponibilidade financeira corporativa.

Conhece os aplicativos informáticos para a simulação das variáveis retributivas e os princípios do sistema de relação industrial de referência e os acordos corporativos.

Nível avançado: formulação da demonstração financeiral

Conhece o caráter, a função e o conteúdo da demonstração do resultado do exercício. Consegue adotar operações de encerramento e metodologias de compilação da demonstração no respeito das normativas fiscais e civis. Consegue elaborar reclassificações e o cálculo dos índices de demonstração e de verificar eventuais anomalias e discordâncias no tratamento de dados administrativos-contáveis. Conhece os princípios de técnica bancária.